Monday, October 26, 2009

Trabalho de cooperação e a questão de gênero

Crianças assistem a vídeo sobre Trabalho Infantil Doméstico

Qual a diferença entre o trabalho infantil e o de cooperação? Crianças e adolescentes da Escola Bezerra Cabral, de Várzea Nova, discutiram esta temática, em uma roda de conversa promovida pelo Petir/PaMen, no último dia 19. Antes do debate sobre o tema, a garotada assistiu ao vídeo sobre Trabalho Infantil Doméstico “Onde está a Rosinha?”. Mas, questionados sobre como cooperavam nos afazeres domésticos eles mostraram que, em casa, a divisão dos serviços obedece aos velhos critérios de gênero, ou seja, ainda valem as regras que definem “trabalho de menino” e “trabalho de menina”.

Conversa mostra que meninas continuam
sobrecarregadas na hora de ajudar em casa
De acordo com a coordenadora de setor do Petir/PaMen, Socorro Belisário, as meninas responderam que ajudam: “lavando minhas calcinhas, varrendo uma casa, lavando o banheiro, os pratos...”, enquanto os meninos disseram que cooperam: "varrendo o quintal, lavando o carro/moto junto com meu pai e também lavando a louça".

O fato de alguns meninos também lavarem louça gerou uma grande discussão de gênero, que beneficiou o grupo: "risadinhas apareceram, mas depois eles viram que no mundo de hoje não existe 'mulher faz isso' e 'homem faz aquilo'; um ajuda o outro no que pode", comentou Socorro.

Após o debate, algumas crianças e adolescentes pediram o filme emprestado para ver em cas. "Tiramos como encaminhamento entregar uma cópia para a educadora, que deverá monitorar o emprétimo e depois entregar para a diretora emprestar aos outros alunos e alunas da escola", finalizou.

*É considerado trabalho de cooperação aquele serviço leve, que não tira o tempo necessário à criança para brincar e estudar, cujo objetivo é apenas ajudar os pais. O ato de realizar pequenos trabalhos em casa é, inclusive, visto por psicólogos como positivo para a formação da criança. Já o trabalho infantil doméstico é aquele realizado por obrigação na casa de terceiros com ou sem remuneração.

No comments: