Monday, October 26, 2009

Trabalho de cooperação e a questão de gênero

Crianças assistem a vídeo sobre Trabalho Infantil Doméstico

Qual a diferença entre o trabalho infantil e o de cooperação? Crianças e adolescentes da Escola Bezerra Cabral, de Várzea Nova, discutiram esta temática, em uma roda de conversa promovida pelo Petir/PaMen, no último dia 19. Antes do debate sobre o tema, a garotada assistiu ao vídeo sobre Trabalho Infantil Doméstico “Onde está a Rosinha?”. Mas, questionados sobre como cooperavam nos afazeres domésticos eles mostraram que, em casa, a divisão dos serviços obedece aos velhos critérios de gênero, ou seja, ainda valem as regras que definem “trabalho de menino” e “trabalho de menina”.

Conversa mostra que meninas continuam
sobrecarregadas na hora de ajudar em casa
De acordo com a coordenadora de setor do Petir/PaMen, Socorro Belisário, as meninas responderam que ajudam: “lavando minhas calcinhas, varrendo uma casa, lavando o banheiro, os pratos...”, enquanto os meninos disseram que cooperam: "varrendo o quintal, lavando o carro/moto junto com meu pai e também lavando a louça".

O fato de alguns meninos também lavarem louça gerou uma grande discussão de gênero, que beneficiou o grupo: "risadinhas apareceram, mas depois eles viram que no mundo de hoje não existe 'mulher faz isso' e 'homem faz aquilo'; um ajuda o outro no que pode", comentou Socorro.

Após o debate, algumas crianças e adolescentes pediram o filme emprestado para ver em cas. "Tiramos como encaminhamento entregar uma cópia para a educadora, que deverá monitorar o emprétimo e depois entregar para a diretora emprestar aos outros alunos e alunas da escola", finalizou.

*É considerado trabalho de cooperação aquele serviço leve, que não tira o tempo necessário à criança para brincar e estudar, cujo objetivo é apenas ajudar os pais. O ato de realizar pequenos trabalhos em casa é, inclusive, visto por psicólogos como positivo para a formação da criança. Já o trabalho infantil doméstico é aquele realizado por obrigação na casa de terceiros com ou sem remuneração.

Friday, October 23, 2009

CEPETI tem integrantes do Petir

A Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Cepeti) foi empossada hoje, em solenidade (foto à direita) realizada às 10h. Quatro integrantes da coordenação do Petir fazem parte da comissão.
São eles: Dimas Gomes (Casa Pequeno Davi) e Socorro Belisário (Pastoral do Menor), que estão representando o FEPETI na comissão; Cristina Chaves e Themis Gondim (ambas da Pastoral do Menor) que representam a Arquidiocese da Paraíba.


Como será o trabalho desenvolvido pela Comissão?


De acordo com Socorro Belisário, entre ações previstas está a fiscalização e o monitoramento das ações do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em cidades prioritárias como: Rio Tinto, Serra da Raiz Pitimbú, Taperoá, Juru, Ingá Juarez Távora, Monte Horebe, Sousa e Campina Grande. Além da ação do PETI, também será acompanhado o funcionamento do programa federal Bolsa Família.
As ações da comissão foram discutidas em uma reunião realizada no último dia 09.
Na ocasião, foi elaborado o calendário das próximas reuniões da comissão em 2009, que acontecerão nas seguintes datas: 27/10, 30/11, 22/12. Também já foram definidas as datas das viagens de fiscalização e monitoramento nos municípios.
"Precisamos mostrar para o público, as famílias que estão na área do Trabalho Infantil, colocando suas crianças para trabalhar como gente grande. O Trabalho Infantil não pode ser visto como estratégia pertinente de sobrevivência da família. Quem deve e pode sustentar a família com o seu esforço é o adulto. Criança significa escola, lazer, tem que passar o seu tempo em casa, não na rua trabalhando", afirmou Socorro Belisário.

Reunião no último dia 09

Informações e fotos de Socorro Belisário

Rodas de conversa nos núcleos da PaMen

Famílias dos núcleos de Várzea Nova e da Casa da Menina e do Menino Bayeux participaram de duas rodas de conversa cujo tema foi: "Trabalho Infantil:causa e consequências", nos últimos dias 16 e 17.
Durante os enc
ontros houve exibição e debate sobre o vídeo "Você viu a Rosinha?", que aborda o trabalho infantil doméstico. As técnicas da Pastoral do Menor, Themis Gondim e Socorro Belisário, coordenaram os encontros. De acordo com Socorro Belisário, vários depoimentos das mães enriqueceram o debate nas rodas.
"Na vizinha, existe muitas Rosinhas. A mãe sai para trabalhar e as crianças de 12 anos, 10 e 8 anos cuidam da casa", relatou uma mãe.
Socorro relatou ainda a história de uma mãe, que aos 13 anos foi trabalhar em uma casa e cuidar de três crianças, com a promessa de estudar.
"Ela só ia visitar a família uma vez por mês. Um dia não voltou mais.
Outra disse que passou por muito sofrimento e não estava em condições de falar. Imaginamos quanto sofrimento esta mulher passou na infância. São vários depoimentos que a gente escuta nas rodas e alguns nos comovem muito", contou a coordenadora de setor do Petir.

Ao término do debate, as famílias foram orientadas

sobre a importância de denunciar as situações de trabalho infantil,

através dos órgãos competentes.

Thursday, October 22, 2009

ACNV realiza eventos sobre Trabalho Infantil em Sapé


Crianças, adolescentes, familiares, educadores e gestores de três escolas municipais do município de Sapé participaram de eventos sobre o Trabalho Infantil, promovidos pela equipe do Petir/Associação Comunitária Nova Vida (ACNV), entre setembro e a primeira quinzena de outubro.
Além de palestra sobre a temática, houve exposição dos quadros e exibição do documentário "A que preço?", produzido pelo Petir em 2008.

De olho no documentário

Tuesday, October 20, 2009

Integrante do Petir participa de encontro do MEC

A coordenadora de setor do Petir/PaMen, Socorro Belisário, participou nos últimos dias 17 e 18, em Brasília, do Encontro Preparatório das Etapas Estaduais e Nacional das Conferências da Educação. Um dos objetivos do evento foi a apresentação de emendas com sugestões dos Estados para formular o Plano Nacional de Educação. O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas, lembrou que um dos grandes problemas da Educação no país é a desarticulação.
“Precisamos chegar ao Congresso Nacional, em 2010, com o Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação, bem formulado”, conclamou ele, que é também coordenador da Conferência Nacional de Educação (Conae).
Para Socorro Belisário, o Encontro foi mais um momento de aprendizagem. “Conhecemos um pouco sobre a realidade das Conferências Intermunicipais, Municipais e Estaduais e trabalhamos em algumas emendas, refletindo sobre a realidade trazida pelos representantes de cada Estados”, contou.

Friday, October 9, 2009

"Joana" em cartaz no Lima Penante

Joana é uma garota de 12 anos, que trabalha como empregada doméstica na casa de sua madrinha e, por isso mesmo, vive sem ânimo para estudar. Ela é a heroína de uma história que não tem nada de fictícia e será representada por meninos e meninas da Pastoral do Menor, às 14h, no próximo dia 19, no Teatro Lima Penante. Brincadeiras populares e músicas ajudam as crianças e adolescentes a apresentar à Joana os seus direitos, além de mostrar à platéia as diversas formas de Trabalho Infantil.

O trabalho infantil doméstico envolve 51,6% do total de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil, conforme a PNAD 2008. Apenas 9,7% dos trabalhadores domésticos de 14 a 17 anos tem carteira de trabalho assinada.

De acordo com o produtor da peça, o educador Edivaldo Martins, a idéia surgiu da necessidade de debater de forma lúdica o tema Trabalho Infantil Doméstico. Ele que, há alguns anos, já atua como educador de um dos núcleos da Pastoral – o Centro de Formação Frei Virgílio Panzzy (CFFVP) -, hoje integra o PETIR, acompanhando também os núcleos de Mangabeira - Centro Educacional Santa Clara (CESAC) e Centro Comunitário Bom José (CBJ).
“As crianças estão participando com muita empolgação com esta peça, já que para algumas delas será a primeira vez que pisarão no palco e num Teatro”, destacou Edivaldo. O evento será promovido pelo PETIR/PaMen/PETI.
Serviço:

Espetáculo Infantil “Joana”
Data: 29/10/2009
Horário: 14h
Ingressos: R$ 2,00