Friday, November 21, 2008

A Rua e o Trabalho Infantil

Uma pesquisa realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com a UFPB, revelou que de 1.134 crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de João Pessoa, 74% exercem algum tipo de trabalho. Conforme a coordenadora da pesquisa, prof. Dr. Fátima Pereira (à direita), esse dado é muito significativo, pois a intenção de trabalhar foi apontada por 69% dos pesquisados como motivação que os levou para as ruas, ou seja, um percentual menor que o daqueles que, realmente, trabalham. “Isso mostra que, mesmo que a motivação inicial não seja trabalhar, essas crianças e adolescentes acabam no trabalho infantil”, destacou Fátima.
A maior parte das 830 crianças e adolescentes que trabalham nas ruas da Capital - 25,7% - atua como vendedor (a) de produtos dos mais variados como frutas, hortaliças e bijouterias. Outros pesquisados trabalham, ainda, como fretistas (13,8%), olheiros (7,8%), catadores de lixo (5,8%) e feirantes (4,8%). Ao todo foram catalogadas 36 atividades diferentes desempenhadas por estas crianças e adolescentes.
Além de trabalhar, 24,5% dos pesquisados faz uso da rua para brincar, 13,5% perambulam, 9,4% pedem esmola e 4,1% usam drogas. No total, foram identificadas 1.256 crianças e adolescentes em situação de rua, mas 122 não puderam ser entrevistados por motivos como a não autorização dos acompanhantes, recusa em participar da pesquisa, o fato de estarem dormindo ou consumindo drogas.

No comments: