Cerca de 50 adolescentes participaram de duas rodas de diálogo sobre Trabalho Infantil, realizadas por educadoras da Casa Pequeno Davi (CPD) e da Casa Menina Mulher (CMM), em escolas dos bairros do Varadouro e do Róger, na última quinta-feira (30).
O primeiro debate, que aconteceu no turno da manhã, na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, contou com a participação de 36 adolescentes da turma do 9° ano. "Começamos discutindo algumas questões como 'o que é, quais as causas e conseqüências' do Trabalho Infantil. A turma participou bastante, colocou suas opiniões e trouxe depoimentos sobre o tema. Foi um momento bastante interativo", avaliou a assistente social da CMM, Adriana de Oliveira, que coordenou a ação. Além de Adriana, a roda de diálogo também teve o apoio de cinco facilitadores especiais: os adolescentes Luís Clayton, Valdenize, Marcela Denise, Luiza Vanessa e Milady.
À tarde, outros 15 adolescentes, que cursam também o 9° ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Afonso, discutiram a temática juntamente com as facilitadoras Paula Frassinetti (psicóloga) e Josicleide Santana (assistente social) - ambas da CPD. "Foi muito positivo. Até porque alguns dos participantes, que são ou foram da Casa Pequeno Davi, já estavam sensibilizados em relação à questão do Trabalho Infantil. Outros contribuiram ao falar de suas experiências pessoais com o trabalho doméstico", contou Paula.
No comments:
Post a Comment