Wednesday, August 27, 2008

Pamen divulga datas das próximas rodas de diálogo


Educadores, famílias e representantes dos Conselhos Tutelares deverão participar de mais 13 rodas de diálogo promovidas pelo Petir nos núcleos da Pamen, até o mês de outubro. Os encontros acontecerão em diferentes turnos nas escolas municipais dos bairros do Grotão, Geisel e Várzea Nova (Bayeux). A informação é da coordenadora pedagógica do Projeto, Socorro Belisário. Confira abaixo fotos dos últimos debates e as datas dos próximos encontros:


Professores da Escola Municipal Berenice Ribeiro (Bayeux) em roda de diálogo realizada na semana passada (Acima e à esquerda). Abaixo, famílias participam de outra oficina sobre trabalho infantil na Casa da Menina e do Menino, em Bayeux.

03/09/08 - Escola Municipal Berenice Ribeiro, em Bayeux.

Público-alvo: Famílias e Conselho Tutelar.

Turnos: Manhã e Tarde

04/09/08 - Local: na Escola Moema Tinoco, no Grotão.

Público-alvo: Educadores.

Turnos: Manhã e Tarde


09/09/08 – Local: Escola M. Tharcilla Barbosa, no Grotão.
Público-alvo: Famílias
Turno: Tarde
12/09/08 - Escola M. Tharcilla Barbosa, no Grotão
Público-alvo: Educadores
Turno: Manhã
25/09/08 - Local: Escola Municipal Carlos Arnóbio Maroja, em Várzea Nova.
Público-alvo: Famílias
Turnos: Manhã e Tarde

27/09/08 - Local: Escola Darcy Ribeiro, no Geisel.
Público-alvo: Educadores
Turno: Manhã

09/10/08 - Local: Escola Municipal Carlos Arnóbio Maroja, em Várzea Nova.
Público-alvo: Educadores
Turno: Manhã e Tarde.

10/10/08 - Local: Escola Municipal Severino Bezerra Cabral, em Várzea Nova.
Público-alvo: Educadores
Turnos: Manhã e Tarde

21/10/08 - Local: Escola Municipal Severino Bezerra Cabral, em Várzea Nova.
Público-alvo: Famílias
Turno: Manhã e Tarde

Tuesday, August 26, 2008

Dia de formação do Petir reúne representantes de núcleos da Pamen

Educadores e representantes dos cinco núcleos da Pastoral do Menor onde são desenvolvidas ações do Petir se reuniram com coordenadores do Projeto, durante todo o dia de ontem, na sede da Pamen em Mangabeira. O aprofundamento em torno da problemática do Trabalho Infantil foi um dos objetivos do encontro.
Na oportunidade, os participantes refletiram sobre as atividades em andamento no Projeto. O encontro contou com representantes dos núcleos do Grotão, Geisel, Mangabeira, Várzea Nova (Santa Rita) e da Casa da Menina e do Menino (Bayeux).

Destaque para o novo notebook, entregue juntamente com outros equipamentos eletrônicos, que oferecerão suporte às atividades do Petir nos núcleos da Pamen.

"Bota pra correr, bota pra correr: exploradores de criança que não têm o que fazer...", os versos criados por adolescentes acompanhados pela Pamen em Mangabeira deram a tônica do encontro no período da tarde.

Friday, August 8, 2008

Petir participará do II Encontro do Sistema de Garantia de Direitos da Capital

O Petir vai marcar presença no “II Encontro do Sistema de Garantia de Direitos (SGD)” de João Pessoa, através da Casa Pequeno Davi (CPD), que é uma das entidades parceiras do projeto. O evento, cujo tema será “Integrar Para Fortalecer”, acontecerá nos próximos dias 13 (das 08h às 17h) e 14 (das 08h às 12h), na Sala de Convenções II da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano Cabo Branco.

Coordenador do Petir pela CPD, Dimas Gomes participará do GT sobre “Trabalho Infantil”, juntamente com representantes de outras 18 entidades.

“Violência doméstica”, “Violência Sexual”, “Situação de rua”, “Drogas”, “Adolescentes em conflito com a lei” serão os temas de outros cinco Grupos Trabalho. O objetivo do seminário, conforme os organizadores, é promover o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa, o que exige a ação intersetorial e integrada de todos os segmentos envolvidos. A promoção do evento é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa – PB, Ministério Publico do Estado da Paraíba, através da Promotoria da Infância e da Juventude da Capital, e da Rede Margarida Pró Crianças e adolescentes - PB – REMAR.

Saturday, August 2, 2008

Petir promove roda de diálogo com educadores no Geisel

Quinta-feira (31/07), final da tarde. Enquanto os alunos da Escola Municipal Maria Ruth, situada no bairro do Geisel, se despediam de mais um dia de aula, os professores voltavam para os bancos escolares para discutir o problema do trabalho infantil, que também é recorrente naquela comunidade. A Roda de Diálogo foi promovida pelo Petir, através do núcleo da Pastoral do Menor no Geisel.

Lápis e papel para responder: "O que é trabalho infantil?"
Abaixo, a definição conforme a legislação.



"Precisamos fortalecer a rede de combate ao trabalho
infantil", conclama a a coordenadora do Petir, Rose Veloso.

Educadores participam de dinâmica

Será que ainda pensamos assim?

Friday, August 1, 2008

Trabalho infantil na zona rural

A professora Raimunda Menezes Freitas, atualmente, leciona o 2° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria Ruth (Geisel) e cursa a graduação em História em uma faculdade particular da capital paraibana. Mas, as dificuldades do tempo em que foi trabalhadora infantil na agricultura familiar ainda estão bem vivas em sua memória.

"De sete irmãos, eu fui a única a chegar na universidade. Se eles não se formaram não foi porque não quiseram, mas porque não tinha escola, nem condições. Tive que me dedicar muito para chegar até aqui", analisa ela.

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), revelam que a maior ocorrência de Trabalho Infantil se dá na atividade agrícola. Para se ter uma idéia, em 2006, 1,98 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos exerciam algum tipo de trabalho no Nordeste, destes mais de 1 milhão trabalhavam no setor agrícola (980 mil não remunerados), enquanto outros 844 mil tinham outras ocupações.

"Um dos desafios para acabar com este problema é a desnaturalização da prática do trabalho infantil no campo. Em algumas escolas rurais, nos períodos de plantio e safra, os professores sequer registram a falta das crianças trabalhadoras, de tão arraigado que é esse hábito", afirma a coordenadora do Petir, Rose Veloso.